HUMANISMO E A TEOLOGIA MODERNA

 O Humanismo: o começo da teologia moderna

Vivemos em um mundo onde os conceitos humanistas impregnados por célebres filósofos com base nas doutrinas grego-alexandrinas tem deturbado cada vez mais o conceito humano perante todas as demais coisas. Todos se baseiam em um relativismo aonde tudo e um presente vir a ser, e nada é tudo está sendo. A Humanidade, principalmente impregnada por um capitalismo totalmente consumista oculta os olhos de muitos de nós onde passamos a enxergar exatamente as necessidades particulares, e não a dependência de Deus. Somo egocêntricos e a nossa necessidade sobressai sobre todas as outras coisas. 

O Mundo não tem condições de determinar qualquer que seja a verdade, o chamado de João 17:17,  “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” Vemos um homem como uma máquina biológica. O que é pregado por Platão entre outros as, mais absurdas facetas do estado humano. Nos próprios condicionamos a humilhar e deteriorar toda a condição humana de busca pelo melhor, o melhor que somente Deus nos concede. 

Todos necessitam de uma revelação acerca da cosmovisão humanista . Tal cosmovisão usada por Satanás para ocultar a visão de Deus. (Efésios 2:2) Satanás aproveita de tal ingenuidade humana e apresentar seu plano ao mundo, influenciando aquilo que o homem acredita ser verdade.  

A Bíblia ensina que aquilo que pensamos determina aquilo que somos. (Provérbios 23:7; 27:19) O modo de enfrentar a vida (nossa cosmovisão) determina como a viveremos. A Ética sensata de como o homem encara a realidade também determina como ele vive e como interpreta a Bíblia. Se controlar o conceito de verdade de uma pessoa, você controla essa pessoa 

 A TELOGIA MODERNA 

Temo um marco no século XIV com a socialização e aderência ao misticismo muito presente nas religiões orientais. Também vemos uma grande evidência o fenômeno ocultista que trata de um misticismo totalmente esotérico que se baseia em ocultar determinados conhecimentos que somente os eleitos, ou os especiais são capazes de entender ou ainda  digno de conhecer. Muitas vezes um ocultista e mencionado como um mago. Estes dois grandes movimentos foram combustíveis para uma fonte de verdade que substituía o pensamento realista a respeito do reino. Podemos citar como grandes propagadores Francis Schaeffer conforme mostra em sua obra “A Morte da Razão” Partindo destes novos movimentos, percebemos que determinamos fenômenos como adivinhação, espiritismo, necromancia entre outros que até então devido ao fato de não serem identificados pelos cinco sentidos humanos, aos quais os movimentos humanistas não aceitavam, agora são tachados e classificados como paranormais, ou melhor exemplificando, além do normal. 

Vemos então que a figura ocultista do mago torna-se a evidenciar, e incentivar que existem meios de alcançar o sobrenatural. Podemos ainda agregar uma parcela de culpa a tais movimentos o uso crescente de drogas pelo público jovem, tiramos por drogas mais recentes como o êxtase onde o objetivo é alcançar o que se chama ZEN, ou seja, atingir tal estágio místico. 

Analisando friamente tais práticas, podemos compará-la com praticas que vão ao oposto da lei Deuteronomista onde foram as responsáveis para expulsar o povo da terra de Canaã conforme podemos apurar no livro de Deuteronômio mais precisamente no capítulo 9. 

Cronologicamente podemos citar primeiro Soren Kierkegaard um filósofo e teólogo dinamarquês. Kierkegaard criticava fortemente quer o hegelianismo do seu tempo quer o que ele via como as formalidades vazias da Igreja da Dinamarca. este foi responsável por fundar o existencialismo e negar o racionalismo do reino secular. Passa-se o ser humano a conhecer a sua existência mediante uma experiência autenticadora. 

Surge após o existencialismo Karl Barth (1886-1968), da Igreja Luterana da Suécia Barth era teólogo cristão-protestante, pastor da Igreja Reformada e um dos líderes da teologia dialética e da neo-ortodoxia protestante. Este realmente aplicou um grande salto nos conceitos, sobre colocando a fé não racional similar (sem um objeto) na área da teologia e fundou a Neo-ortodoxia. Porém a fé não racional coloca todos os termos divinos em um estágio superior ao da capacidade de entendimento humano, e por consequência palavras teológicas como Deus, Pai, Trindade, Cristo, Encarnação, Salvação, Ressurreição, Verdade, Amor, Mediador, Pecado, Inferno, Céu, Santo, Santificado, Espiritualidade, Alma, Satanás, Igreja, Julgamento, etc., não têm mais qualquer conteúdo ou significado e não podem ser discutidas porque não há racionalidade aí. Elas são agora apenas “palavras de conotação”. 

Do liberalismo antigo surgiu de Barth e este não aceitava a visão crítica da Escritura e da cosmovisão evolutiva do homem. Ele não considerava a Bíblia como a Palavra de Deus divinamente inspirada para o homem. Pensava que, Deus estava tão elevado e inalcançável que não poderia haver comunicação entre o homem e Deus (platonismo / gnosticismo) e também que nega que Deus nos dá qualquer verdade proposicional (princípios que podem ser definidos em palavras) na Bíblia. Sendo assim, podemos concluir que a Bíblia era considerada para os ouvintes de Deus como uma testemunha humana, não mais como palavra de Deus, inspirada pelo Espírito. Porém quando o próprio povo de Deus lê ou ouve a Bíblia, somos tocados e ensinados por Deus por meio da obra reveladora do Espírito Santo em nós. 

Segundo Barth e seus seguidores (neo-ortodoxos) uma afirmação na Bíblia pode ser historicamente falsa, mas apesar disso ser religiosamente verdadeira em um sentido místico. Temos ainda dentro da continuidade outros grandes nomes como Dietrich Bonhoeffer o famoso espião do regime nazista entre outros. 

CONCLUSÃO FINAL 

Estamos em um tempo onde a teologia moderna não fornece respostas para o problema espiritual da separação do homem de Deus. Ela lida somente com as experiências sociais e políticas (existenciais), não com as questões espirituais e eternas. Os teólogos modernos não podem falar sobre questões espirituais universais “do andar de cima” porque não existe racionalidade ou categorias para elas na área dos [pressupostos] “universais” ou “eternos”. Assim sendo, eles não ensinam os cristãos a como serem cheios do Espírito Santo, como lidarem com os demônios, ou como lidarem com a velha natureza pecaminosa. 

A teologia moderna não vê diferença entre a igreja e o mundo, ao contrário do que diz João 15:15; 15:18-19; 1 João 2:15. O objetivo está em particularidades (“o andar de baixo”) — a prática de atos religiosos,  o evangelho social, “seguir a Jesus”, psicologia popular, etc., que fornecem experiências existenciais que dão algum tipo de significado à vida (mas que não podem ser discutidas). Os cristãos precisam compreender a diferença. Não há ênfase na salvação pessoal ou em um relacionamento pessoal com Deus, pois isso é irrelevante. A Nova Teologia não nega ativamente as verdades do cristianismo ortodoxo ou conservador, como o nascimento virginal, a divindade de Cristo, a veracidade da Bíblia, o pecado, a existência do inferno, etc. Em vez disso, ela simplesmente coloca essas questões no “andar de cima” bifurcado, onde elas não podem ser discutidas ou definidas racionalmente. 

Na atualidade, temo o mantra humanista como: “Acredite em si mesmo.” A cosmovisão humanista é centrada no próprio homem, não em Deus. A Nova Teologia é derivada do humanismo. A visão dela do evangelho e do cristianismo é centrada no homem, não em Deus. Podemos dizer que é uma elevação exagerada de toda a condição antropológica do Homem. A salvação da humanidade está baseada nos esforços do próprio homem. Isso leva a auto-adoração, o que prepara o mundo para a adoração a Satanás. Os adoradores de si mesmos poderão então ser facilmente levados à adoração a Lúcifer, o “iluminador”. Infelizmente, muitos cristãos estão muito presos no sistema mundano e em seu ponto de vista, o que afeta o conceito deles da verdade e como eles interpretam a realidade e as Escrituras. 

Como uma atitude mais importante que toda pessoa faz é colocar Deus no centro, ou então ser centrada em si mesma. Isso determinará se a pessoa quer ter um relacionamento pessoal com o Deus Pessoal e Infinito, ou não. Levando o quadro geralas igrejas e as escolas cristãs falharam em ensinar os cristãos como viver a vida cristã e a adequadamente preparar os jovens cristãos a compreenderem a diferença de ponto de vista de modo a lidar com um mundo humanista “pós-cristão”. Elas falharam em advertir os cristãos sobre o humanismo e a neo-ortodoxia e suas ideologias, de modo que os cristãos são enganados facilmente.  

Os pastores neo-ortodoxos podem facilmente insinuar-se para uma igreja evangélica sem que o humanismo que existe em sua ideologia seja reconhecido. Os cristãos deixam de reconhecer que Satanás é bem-sucedido em conseguir usar a igreja para seus próprios propósitos e enganações.·. 

 BIBLIOGRAFIA 

_____,Bíblia Sagrada de Estudo Plenitude , Edição de 2002 Revista e Atualizada. São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil,2002 .  

_____,Bíblia Sagrada de Estudo Pentecostal , Edição de 2002 Revista e CorrigidaEditora CPAD , 2002 .  

Gilberto, Antônio, Teologia Sistemática Pentecostal, 1ª Ed. São Paulo: Editora CPAD, 2011.   

Berkhof, LouisTeologia Sistemática, 3ª Ed. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2009.   

__________,Catecismo Maior de Westminster ,http://www.monergismo.com/textos/catecismos/catecismomaior_westminster.htm” , data: “30 de Abril de 2013”; 

Francis A. SchaefferA Morte da Razão, Editora Cultura Cristã,  

Francis A. Schaeffer,  O Deus Que Intervém,  Editora Cultura Cristã,  

 Francis A. SchaefferO Deus Que Se Revela, Francis A. Schaeffer, Editora Cultura Cristã,  

 Francis A. SchaefferComo Viveremos?, Francis A. Schaeffer, Editora Cultura Cristã,  

 


 

 

Um Deus único, mas, estruturado no Pai, Filho e Espirito Santo.

Atestar sem a base bíblica adequada o posicionamento da doutrina da trindade, tão distorcida e não aceita em algumas linhas religiosas, nos demostra que somos muitas vezes questionados principalmente pelo princípio de que não existe a palavra trindade dentro das escrituras ou nos levados a alguns textos considerados apócrifos.
Realmente a afirmação procede assim como procede muitos argumentos onde não existem bases em muitas passagens acerca de que o nosso Senhor no sentido da trindade.É um Deus Único e monoteísta, ou seja, somente devemos adorá-lo mas que age mediante a outras duas pessoas em conjuntos. Portanto a palavra correta a ser utilizada é um Deus triúno.
Porém assim como as outras doutrinas explanadas pela bíblia, quando nos referimos a ensinos doutrinários, a própria Bíblia nos orienta acerca do caminho que devemos seguir para a localização dos argumentos descritos por Deus. Sendo assim, o ensino doutrinário do Cristianismo passa por um processo que damos o nome de Estudo Sistemático, mais especificamente chamado de Teologia Sistemática, ou seja, devemos levantar as passagens atribuídas ao assunto, e aplicar os nossos princípios de interpretação e aplicação prática, bem como estarmos atentos as controvérsias levantadas não nos contaminando com uma posição pré-definida acerca do tema. Para um estudo inicial, antes de qualquer definição precisamos definir primeiro as três partes que compõem o conceito da doutrina, primeiro Deus, depois Jesus e por fim o Espirito Santo…..

Leia o documento na integra ….

Trindade

Caminhando Saudável para a descida nas águas.

Nada melhor do que voltar, contribuindo para muitos irmãos, trabalhos missionários etc….

Visto a um trabalho de muitos anos acompanhando muitos irmãos na jornada, propomos um material, simples prático e ágil que pode ser utilizado no preparo dos irmãos para o momento do Batismo.

Professores e mestres, sintam-se a vontade de utilizar o material. Apenas uma consideração , o material tem uma visão Pentecostal..

Obrigado

DiscipuladoDevocional

 

SOLO DEO GLORIA

Hoje recuperando muitas coisas, decidi desativar o blog visto a problemas particulares mas quando eu entrei e verifiquei as estatísticas, percebi que o numero de acessos estava em uma crescente , isso sem nenhum trabalho da minha parte. Estou envergonhado por não dar valor a um dom que existe em minha vida e por esses últimos anos abrir mão de escrever,  mas por outro lado feliz por ver tantos irmãos acompanhando..

Nesse sentido, nada melhor do que retornar, e agora dedicar ao menos uma hora diária a escrita de itens certos e proveitosos.

SOLO DEO GLORIA

O alvo de todo o bom professor é fazer com que homens tirem os olhos do mundo afim de que olhem para o céu, assim como o dever de todo o Teólogo não é entreter os ouvidos com algazarras, mas fortalecer o ensino através de coisas verdadeiras, certas e proveitosas”.
(Joao Calvino)

 

 

Um bom começo para um Líder da Juventude Cristã

Dentro do trabalho com a juventude, podemos observar principalmente duas grandes barreiras no trabalho. Posteriormente sim começamos a enfrentar os trabalhos no dia a dia de um grupo.

A primeira grande barreira é o choque entre o que existe em nosso mundo atual, e tudo que podemos considerar legal, bacana e atrativo comparado com o que podemos oferecer dentro das nossas igrejas. Os jovens são totalmente influenciados por um mundo imediatista, capitalista que todas as diversões são baseadas em eventos ou empreendimentos que visam única e exclusivamente o comércio do lazer, não se preocupando com a cultura e educação dos jovens. O primeiro grande desafio de um líder e conseguir a visão e a capacidade de prover eventos, atividades e outras ações que de certa forma atraiam a atenção dos jovens, e criem um interesse em ao menos conhecer os trabalhos. Dentro destes trabalhos, o líder insere gradativamente as melhores práticas de uma vida cristã.

Certamente o que atraem os jovens atualmente são recursos gastem energia dessa juventude tão agitada, Nesse contexto podemos sugerir ainda eventos do tipo ações dentro de escolas, grupos de louvor, teatro e c oreografia. Estas sim são atividades que de certa forma seguram os jovens e criam um vinculo com a casa do senhor.

O segundo ponto, e criar a metodologia correta para lidar com a individualidade do ser humano. O jovem principalmente tende a perceber e visualizar apenas as suas necessidades, jamais visando o grupo como um todo. O grande desafio do líder e ter o mecanismo correto de conter tais conflitos. Uma vez feito isso e conseguido isso de forma amigável, e totalmente imparcial, ais sim teremos o bem estar sadio de um grupo que trabalha em conjunto.

Após essas duas barreiras, o líder tem cada vez mais a necessidade de manter o trabalho harmonioso, cada vez mais conduzindo outros a trabalharem e buscarem mais a deus mediante essas tarefas.

A geração Y necessita urgentemente de uma renovação dos seus conceitos não apenas baseado na conduta cristã correta e eficiente, mas, além disso, uma conduta social e cultural que tem como problema base a má capacitação e orientação por parte das famílias que hoje se degeneram e não conduzem mais os filhos em uma educação correta. As gerações futuras de cristãos terão certamente um trabalho árduo em corrigir também essas falhas estruturais e o mais importante, os líderes estarem preparados.

PARTICULARIDADES DE HEBREUS

Quando nos tratamos de uma congregação com praticamente 35 anos de trabalhos ativos, o livro de Hebreus passa a fazer um papel fundamental no dia a dia da congregação. Com tantos membros de certo modo antigos, acabam surgindo eventualmente muitas pessoas que entendem que são indispensáveis na igreja ou personagens que devam ser privilegiado. Hebreus, vem com a palavra clara e direta sobre a superioridade de Cristo sobre o todo.

Muitos precisavam verdadeiramente entender que todo o propósito do trabalho está baseado na vida de cristo ressuscitado, e não em servos que são apenas instrumentos a serem utilizados. Dentro de cada ensinamento, podemos ainda receber sempre um aconselhamento produtivo em cada parte final de capítulos da epístola. Serve ainda como instrumento de ensinamento sobre a verdadeira condição de ser um discípulo de Cristo

Particularmente, o que mais chama a atenção e provavelmente intriga a muitos e não termo o autor identificado, o que torna a obra ainda mais interessante do ponto de vista dos nossos estudos.

PARTICULARIDADES DE ROMANOS

A epístola de Romanos é indispensável para todo o ministério cristão. Em nossa realidade onde trabalhamos com jovens e adolescentes entre 12 e 25 anos, toda a vida cristã e o passo a passo de cada membro pode ser espelhado nos ensinamentos. O primeiro conceito que procuramos desenvolver, a justiça divina e evidentemente tratada em cada parte da epístola.

Principalmente para os jovens com faixa etária entre 17 e 25 anos, o capítulo 12 é uma verdadeira aula. Se compararmos com a nossa evolução de toda a nossa sociedade nos tempos atuais, Paulo prega a renovação no entendimento da palavra. O mundo futuro pertence aos jovens que hoje estão sendo preparados, é um incentivo eficaz ao verdadeiro entendimento da palavra de cristo. A epístola serve exatamente como um manual de conduta para os que estão no ministério de cristo.

TEOLOGIA DA EPÍSTOLA DE 1 E 2 TESSALONICENSES

Paulo em suas duas epistola procura conscientizar e incentivar a melhor maneira de trabalhar o evangelho na Igreja Tessalônica. Percebemos uma semelhança considerável com nossas cidades atuais, O cotidiano capitalista da cidade de Tessalônica gera os mesmos problemas pessoais do ser humano em nossa sociedade atual.Dentro deste contexto, nossa igreja sempre sofre problemas provenientes de crises na vida particular de membros, e isso acaba desestabilizando totalmente a vida espiritual e a caminhada com cristo. Em muitos momentos até mesmo os ministérios internos da Igreja são afetados.

A literatura exposta por Paulo vem como uma forma de fazermos uma reflexão em nossa vida e sempre acreditarmos que Deus sempre nos ampara. Serve como um verdadeiro incentivo para que nunca deixarmos de seguir o nosso Senhor. A primeira epístola nos orienta a trabalharmos com os três pontos principais: fé, amor e esperança e podemos compará-la a um pai que está cuidando do filho, o que precisamos sempre fazer em nossa igreja, pois muitos estão fracos com este mundo. Por outro lado temos os conflitos de interesse internos, e para este caso, a segunda epístola nos exorta com relação a eventuais contendas e intrigas. Podemos considerá-la um pai corrigindo um filho.

A Relação entre a Humanidade de Cristo e a Santificação.

A Humanidade de Cristo

Temos uma demonstração clara e determinante dentro da palavra de Deus acerca da humanidade de Cristo onde em Hebreus temos “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo” (Hebreus 2:14). Cristo serviu como homem justamente derrubar os planos do diabo.

Ao se fazer homem, Cristo se tornou tríplice, corpo, alma e espírito. Sobre seu corpo Cristo falou publicamente em várias passagens da escritura.

A Humanidade de Cristo pode ser identificada nas escrituras em alguns aspectos muito importantes.

Primeiramente podemos mencionar a questão do homem como um ser vivo. Cristo é mencionado como um ser humano sujeito as necessidades fisiológicas. Cristo sentiu fome, conforme podemos identificar em  “E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, e ali passou a noite. E, de manhã, voltando para a cidade, teve fome;” (Mateus 21:17-18). Podemos ainda mencionar a sede que Jesus sentiu na cruz, em “ Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede”  (João 19:28) .

O Homem Jesus cristo estava plenamente identificada no contexto social da época, Jesus como é mencionado como um menino em “E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.

Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. ” (Lucas 2:43-46). Após seus trinta anos, vemos um Jesus como trabalhador, ele era carpinteiro “Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.”  (Marcos 6:3) e possuía uma mãe, e irmãos conforme relatado no mesmo versículo. Concluímos um homem nos padrões da sociais da época.

É apresentado um Jesus com uma alma , a qual é submetida aos mais comuns sentimentos de um ser humano como indignação, a angustia além de chorar como em “Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se. E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.

Jesus chorou.” (João 11:33-35) . O sentimento humano dentro do coração de Jesus era evidente em muitos de seus relacionamentos e episódios mencionados na Bíblia, reflexo de uma alma sentimental e emotiva.

Temos um Jesus com um espirito pelo qual desceu ao Hades, o mesmo espírito que fizera com que fosse levado ao deserto tempos atrás. Entre o período da morte do seu corpo físico, o seu espírito estava entre os mortos.

Santificação

O principal conceito referente a Santificação é primeiramente entender que a Santificação não é uma ação que parte do próprio homem, mas unicamente de Deus. Podemos mencionar em “Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;” ( 1 Coríntios 1:30). Temos ainda um alerta incondicional em “E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica”. (Levítico 20:8). A Santificação é obra de Deus.

Temos algumas características predominantes no conceito de santificações.

  •  Santificação significa Separação, separação do homem dentre tudo o que provém do mal, ou seja , separação do homem e do mundo.
  • Santificação significa uma passagem de um estado para o outro, você passa de um estado onde o homem prevalece por suas razões de natureza exclusivamente humana e passa a agir segunda a vontade única do Senhor.
  •  Santificação significa apresentar-se com a sua integridade mediante a um padrão divino, um padrão correto perante os olhos do Senhor.
  • Santificação significa apresentar-se  sempre digno de encontrar-se com o nosso Senhor.

Dentro do processo de santificação, temos alguns passos que leva o homem a este caminho. Primeiramente temos que nos unir fielmente com Cristo, temos que aceitar Cristo com todo o nosso coração, em pureza e em verdade. Temos em uma segunda etapa, mediante a nossa Fé em cristo sermos justificados pelo Senhor, precisamos passar pelo processo do Senhor justificar-nos como servos e servas dignos de sua misericórdia e por último precisamos passar pelo processo de adoção, o Senhor deve nos aceitar como seu filho.

Como uma segunda característica, é importante destacar que a Santificação é um processo de transformação moral e ética dentro de nossas vidas, o homem passa a viver em uma posição reta e coesa, sendo visto como um homem de caráter por todos. Por fim é um processo completado após a sua morte.

Como naturezas, podemos mencionar quatro pontos a seguir:

  •  Operação sobrenatural de Deus (2 Cor 2,7).
  • Afeta o homem por completo no seu caráter e moral (Rm 12,6).
  •  Requer uma vigilância constante (Rm 7,7).
  •  Homem coopera com ela (Tm 12,9)

Ao longo da vida do crente, podemos mencionar três tempos distintos da santificação, são eles:

  • Santificação passada e instantânea. crente estando e permanecendo em Cristo
  • Santificação presente e progressiva: crente alcança mediante a graça do Senhor no seu dia a dia.
  • Santificação futura e completa: trata-se da santificação final e completa, alcançada na vinda de Cristo. Ocorrerá quando o soar da última trombeta onde  seremos transformados .

Podemos mencionar os meios divinos para a santificação:

    • Ação Espírito Santo(1 Pe 1,2)
    • Correção divina (Hb 12,10:11)
    • A Palavra de Deus (Ef 5,26)
    • A paz de Deus em nosso coração (Hb 12,14)
    • A Fé em Deus (Rm 4)

Como um exemplo bíblico de santificação podemos mencionar Daniel:

    • Foi aprisionado muito jovem
    • Daniel era provado a cada instante e nunca cedeu
    • Recusou a comida oferecida pelo Rei e preferiu os legumes simples.
    • Confiava fielmente ao senhor, mesmo em momentos difíceis

Humanidade em Cristo e Santificação

Embora alguns possam não compreender ou não encontrar ligação entre os dois temas, podemos observar entre as duas breves explanações uma ligação totalmente íntima. Primeiramente por vermos o lado humano de Cristo. Um lado que todos estudam e utilizam como base no processo expiação apenas. Embora o alvo principal de Jesus vir como homem e passar por todo  o processo da Cruz para nos Salvar do pecado, podemos mencionar o que significa para nos servos o Jesus humano dentro do processo de santificação: um modelo.

O processo de santificação requer a aprovação do homem a recebê-lo. Embora Deus quisesse através de sua misericórdia infinita derramar a santificação sobre a nossa vida , sobre o nosso comportamento, precisamos aceitar e estarmos preparados para isso.

Por que não partimos para a busca da santificação tomando como exemplo inicial o Jesus humano?

O Jesus como homem é o mais belo exemplo sobre várias decisões e comportamentos que devem ser seguidos. Embora saibam que temos uma dependência incondicional de Deus, utilizar Jesus como modelo certamente é o ponto de partida e o nosso guia de referência.

Vemos um Jesus em uma família, devemos considerar a nossa família com o mesmo amor e afeto com que Jesus considerava a dele. Dentro da sociedade, devemos ter um estudo e uma preparação, como Jesus o teve, e que foi revelada no episódio onde como um menino, sentado junto aos líderes religiosos da época, discutia itens que envolvia uma sabedoria considerável. Não podemos jamais nos esquecer da questão do oficio, Jesus possuía um oficio de carpinteiro na época que era muito considerado, e cabe a cada um de nós buscarmos o mesmo. Esses itens são os pontos de partida para termos uma vida psicologicamente tranquila e buscarmos a nossa plenitude espiritual.

Para concluirmos, todo o processo de Jesus como homem, fica em nossa vida como um manual de Vida Cristã. Através dele seremos agraciados com a Santificação de Deus e demais graças que o Senhor está prestes a nos derramar.

Creio que cabe a cada um uma busca pura e incondicional a santificação. Deus nos ama e só espera o momento correto em nos santificar.

“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (TS 5:23)

A Obra de Immanuel Kant e sua relação com a Igreja Atual.

A DEFINIÇÃO DE ESCLARECIMENTO

Dentro do trabalho de Immanuel Kant, grande filósofo prusssiano, podemos perceber uma visão totalmente complexa do verdadeiro conceito de esclarecimento, não apenas uma definição superficial e básica sobre entendimento ou mero conhecimento sobre algo. O verdadeiro esclarecimento difundido vai além de entendermos sobre alguma um tema. É inegável que a base do esclarecimento está sim no conhecimento propriamente dito sobre o tema, podemos facilmente identificar essa base como sendo a raiz de uma planta que aguarda os nutrientes para crescimento, mas o que podemos considerar como profundo e encantador é o homem em sua simplicidade aliada a inteligência desbravar sobre tal assunto dominando os ouvintes com seu total controle e levando os ouvintes a cada vez se interessar e se encantar pelo tema. A autonomia sobre o assunto é transpassada e a mesma planta passa a gerar sementes e essas sementes tem um endereço certo: seus ouvintes.

Podemos sim considerar uma posição ética e moral do ser humano em buscar o verdadeiro esclarecimento. A busca incansável pelo esclarecimento requer esforço, desafios e uma grande energia para romper a batalha, e visto a isso, muito optam por uma vida tranquila, uma preguiça tradicional típica do nosso povo brasileiro.

O esclarecimento não é um objetivo a ser atingido por alguns poucos escolhidos, mas está a disposição de todos que buscarem de todo o seu coração. O ser humano não deve ser inocente, ou melhor, ignorante neste mundo onde os oportunistas estão à espreita, apenas esperando uma oportunidade de se beneficiar com alguma situação. O nosso mundo está prestes a impedir a nossa busca, a sociedade está prestes a impedir a nossa busca, nossos amigos e parentes estão prestes a impedir a nossa busca, mas é ordem do Senhor que nós cada vez mais buscamos a sabedoria de uma forma racional visando deixar o exemplo para o mundo seguir.

A LIBERTAÇÃO DA MENORIDADE.

Podemos considerar menoridade como a falta de condição de um indivíduo em tomar uma decisão ou uma posição particularmente baseada em definição de terceiros ou ainda uma definição comum da sociedade. Romper a barreira desta tal menoridade requer uma decisão, não apenas momentânea e influenciada, mas sim uma decisão firme e duradoura.

No mundo contemporâneo, vemos pessoas baseadas em seguir uma dieta de acordo com o que um amigo sugere uma dieta baseada em um programa de televisão ou agora no momento da conectividade e da famosa rede global, uma dieta baseada em vídeos compartilhados, redes sociais ou qualquer outro site que divulguem e tenham um publico reconhecido. Os menores tendem a se tornarem cada vez mais dependentes e encontram nesses exemplos citados uma posição exata de um tutor. Se o que escolherem for uma opção equivocada, tranquilo, pois muitos tomaram a mesma decisão e isso não irá constranger nosso menor de forma alguma.

Nos episódios e decisões do dia a dia, tomar uma decisão rente ao problema parece que só pode ser possível com a ajuda dos supostos amigos ou confidentes. Vemos atualmente grupo de jovens onde meninas tomam partido de algumas coisas juntas, do tipo o que vamos comprar, como vamos sair, o que vamos fazer na balada ou ainda quais os meninos eu iremos ficar. Tudo muito condicionado a simplesmente.
Nossos menores acabam ficando no que chamamos de “a zona de conforto” e tirá-los daí nem sempre é fácil. Uma tentativa de independência e uma consequência indesejada em uma das tentativas já passa ser parte suficiente para nunca mais haver outra tentativa.


UMA IGREJA ESCLARECIDA

Embora alguns possam entender que o termo esclarecimento não esteja ligado com os nossos dias como cristãos, certamente estão equivocados. Dentro da nossa igreja atual os fenômenos de menoridade são maiores e muito mais perceptíveis aos nossos olhos do que podemos imaginar.

Para iniciarmos, podemos mencionar um hábito e prática que tem se tornado comum onde objetos, óleo de Israel e até mesmo água do Rio Jordao são utilizados como amuletos e espécies de itens da sorte por cristãos. Cristãos muitas vezes conhecedores das escrituras e ai nós perguntamos “porque dessa falta de entendimento”.

O conceito defendido por Kant descreve exatamente o que acontece nessa falta de discernimento. Essas pessoas encontraram em algumas figuras em destaque atualmente seus tutores e gestores. Passam a levar em conta como fatos verídicos todo o direcionamento e explicação sobre os mais variados temas e assuntos. Compreender ou não compreender o que esses ícones dizem não vem em consideração, como teoricamente eles já se encontraram na posição de nosso tutor, sempre concordaremos com a posição deles, afinal, muitos outros concordam. Nesse princípio é que a igreja vem se despedaçando. Os maus exemplos tem cada vez mais tutoreados os inferiores e manipulado de forma sutil e vantajosa todos os seus conceitos deixando-os a mercê de qualquer tipo de interesse por parte desses tutores.

O fenômeno musical que tem se adentrado de forma bombástica dentro das igrejas com o conceito singular de que o louvor liberta. Cada vez mais ficamos a disposição de ouvi-los do que propriamente estudar a nossa palavra. O curso teológico tem ficado com necessidades de um segundo escalação.

O grande e belo espetáculo necessita deles, dos artistas. Mais tempo para o espetáculo, o qual através de muita técnica e apelo emocional, afinal, estamos falando de pessoas que são totalmente submissas ao sistema, e, portanto, não vão se preocupar em entender o sistema, e apenas defende-lo e ai pronto.

Talvez possamos mencionar um episódio em que uma sociedade se espanta e tira conclusões precipitadas, uma participação recente em um programa de televisão de uma emissora nada mais nada menos que a maior dos pais, para muitos uma obra de Deus, porém se analisarmos os fatos veremos uma ordem capitalista extremamente normal onde uma gravadora de renome começa a operacionalizar as cópias de um disco, simplesmente uma das maiores gravadoras do mundo e necessitar de todos os meios de divulgação.

Será que talvez uma obra mais bela não fosse uma vez por mês se dedicar a um trabalho social e educacional em uma comunidade carente e miserável não seria uma verdadeira obra segundo os conceitos de Deus. E porque ninguém o faz? Justamente porque os espectadores ainda estão na menoridade.


CONCLUSAO

Um conceito primordial e básico tem sido deixado de lado ao longo do tempo por parte da nossa sociedade. O sistema atual condiciona aos seres humanos a cada vez mais se divertir e buscar o lazer não mais estudar o mundo em que vivemos. É neste momento em que vemos uma lacuna onde esta a espera do esclarecimento por parte do povo de Deus.
Divulgar de forma coerente onde encontramos o verdadeiro sentido das coisas da vida. As maravilhas de um Deus que não nos deixa enganados.

Precisamos tomar muitos esclarecimentos referente ao que são fazendo com nossa sociedade, as leis que estão sendo apresentadas. Entender que a discussão sobre homofobia onde simplesmente desenharam que a igreja como inimiga da homofobia é totalmente equivocado, é um fruto relacionamento de muitos em menoridade ao qual simplesmente estão atrás de um direito civil unilateral simplesmente sem pensar sobre como os outros irão se adaptar.

Entender que o conceito casamento foi criado justamente pela bíblia que é tão afrontada e com um argumento simples e sutil colocar aos defensores que casamento e um ato relacionado cientificamente falando relacionado com a reprodução humana e em uma visão nossa cultural, cultura que existiu antes de termos a roda, antes de termos a bicicleta, o carro, as profissões, os juízes, o sistema capitalista e tudo mais.

Enfim, o esclarecimento não deveria ser um tópico a ser estudado ou analisado, mas sim uma meta, meta a ser alcançada e superada sempre, em todas nossas áreas da vida. Ser esclarecido e ser livre de qualquer coisa que pode acorrenta-lo.
Embora alguns possam entender que o termo esclarecimento não esteja ligado com os nossos dias como cristãos, certamente estão equivocados. Dentro da nossa igreja atual os fenômenos de menoridade são maiores e muito mais perceptíveis aos nossos olhos do que podemos imaginar,