Missão Integral é…

É baseada não apenas uma ação ou um conjunto de ações focadas na pregação do evangelho em nossa sociedade, mas sim a determinação fiel a um objetivo que visa única e exclusivamente à consciência universal sobre o verdadeiro amor e Fé em nosso Senhor e nas escrituras.

As ações devem ter a sua presença social totalmente firmada, provendo levar aos que necessitam os verdadeiros sonhos e projetos que somente o nosso Senhor é capaz de realizar. Podemos mencionar um sentimento composto em emoções, vontade e Identidade aliado a toda uma ligação definitiva com os princípios éticos, morais e artísticos respeitando e contribuindo uma imagem racional destes princípios.

É propiciar a todos a visão diferenciada onde servos do Senhor não implica em negação ou reclusão, implica sim em uma conduta ética diferente em nossa sociedade. É mostrar ao mundo que ser Cristão é também encontramos um lazer adequado e saudável, respeitamos e admiramos a verdadeira cultura do país, uma cultura baseada em um passado sem malícia e totalmente ético e moral.

Missão Integral é levar uma verdadeira imagem de respeito e admiração por tudo o que Deus com todo seu amor e Carinho deixou para nós “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom;” (Gênesis 1:31) , o Mundo contendo uma natureza exuberante. É pregarmos que essa natureza deve ser cada vez mais protegida por uma consciência ética e correta como mencionado “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a;” (Gênesis 1:28), vemos então que Deus apenas delegou ao homem todo o cuidado dessa joia preciosa que é Natureza, ele nos coloca como gerentes de todo a planeta sendo que a cada erro, seremos certamente cobrados.

Sem Dúvida alguma, missão Integral, além de tudo disso, é aceitar todo o chamado de Deus para a pregação da Palavra e difundi-la aos quatro ventos, não de forma desastrosa imprudente, mas sim, demostrando a todos que o Homem no contexto da sociedade, deve sempre se orientar pelos princípios Bíblicos sabendo exatamente respeitar toda a história, cultura e a sociedade sabendo no momento certo defender a verdade Divina e a nossa dependência de Deus em todas as coisas.

A Importância de um estudo do Pentateuco

Estudar o antigo testamento realmente nos cria um parâmetro real e sólido sobre a Aliança de Deus com a nossa humanidade. Temos uma base verdadeira sobre os conceitos corretos do surgimento da humanidade, do amor de Deus pelo ser humano bem como um ensinamento sobre o homem no contexto de cogerência de todo o planeta. Cabe ao homem cuidar e zelar por tudo o que Deus em sua misericórdia incondicional nos deixou como herança.

Podemos identificar claramente uma divisão básica onde temos de Genesis 1 até 11 e de Genesis 12 até Deuteronômio 34. Vemos dentro de uma primeira parte Deus estabelecendo uma relação unilateral de amor com o Homem onde a mesma é quebrada e uma segunda parte que trata como reparar tal aliança. Surge a figura de Abraão onde o foco está na aliança de Deus com um povo representado na pessoa de Abraão e um desfecho final coma chegada do povo a Terra Prometida.

Dentro de todos os ensinamentos do Pentateuco, vemos uma obra linda e divina a qual nos norteia através de vário exemplo de como o perfil do ser humano deve existir. Temos um período onde Deus redige o que seria o nosso manual de instruções para mantermos a nossa vida de acordo com os princípios de Deus no momento em que são reveladas as Leis Divinas a Moisés.

Aliando ao que estudamos, justamente a nossa sociedade atual, temos uma base totalmente eficaz sobre o que pensar sobre o homossexualismo um assunto que tem estado em pauta constantemente.

Vemos que a palavra nos ensina que no momento da criação é criado tudo no planeta, os animais e o homem a sua imagem e semelhança, e se agrada com a sua criação. Deus identifica que o homem necessitava de uma companhia e a partir da costela do homem é criada a mulher. Muitos críticos e feministas radicais contestam veemente tal passagem, muitos ateístas inclusive desprezam tal episódio mas analisando detalhadamente, Deus cria a mulher a partir da costela do homem , ai entra a principal falta de conhecimento, se analisarmos a palavra costela, a mesma apresenta o significado de “o lado de uma pessoa”, isso nos resulta com forte apelo a questão da união matrimonial naquele presente momento. Esta união mencionada nestes capítulos atesta o padrão divino para a união matrimonial entre o ser humano onde existe a figura do homem e da mulher. A definição contrária é reprovada pelo Apóstolo Paulo em Romanos 1,26.

O Pacto de Deus com o homem é algo belo e magnífico. Deus cria um pacto de amor com o homem ao qual funciona de forma unilateral e independente da vontade do homem. O Homem ama todo ser humano incondicionalmente, e jamais podemos decretar que o próprio Deus derrame qualquer maldição sobre a humanidade. As consequências de tal ato

O Cristão é missionário por natureza.. sempre.

O Cristão é missionário por natureza. Cristo nos ensina “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho”, porem nem todos entendem essa passagem.

Não basta apenas lermos a palavra e pregarmos, temos que acima de tudo que pregarmos o evangelho como uma escolha onde o nosso exemplo, as nossas obras o nosso legado na vida seja instrumento de motivação e incentivo a melhora.

O Mundo está doente e necessita ver uma esperança, e essa esperança deve estar no crente.

Sempre temos oportunidade, em ocasiões de dor sofrimento, ansiedade, alegria, é nesses momentos que temos que ter uma bagagem abençoada pelo Senhor para utiliza-la em nossa missão.

As pessoas sempre estão quebrantadas e aptas e ouvirem de todo o coração. É esse momento o semear de uma arvore que certamente dará frutos.

Que cada vem mais buscamos a verdadeira vontade do Senhor e através dela, seremos capacitados em pronunciar as bençãos e maravilhas que são derramadas do reino do Céu.

Uma Sociedade de Crystal

Estamos em uma sociedade imediatista onde tudo é baseado em fast-food, como o restaurante padrão americano existente aos montantes dentro de nossa sociedade.

Enquanto a sociedade é imediatista em um consumo desenfreado, em opção de padrões sociais e culturais, estamos certamente com um problema educacional grave, porém quando o imediatismo parte para os relacionamentos pessoais, emocionais, familiares e espirituais, temos um problema agravado em quase uma duplicidade, porque além de um problema crônico social e educacional, temos uma inversão de valores psicológicos.O problema educacional e nítido dentro da nossa sociedade, uma educação baseada em peça seu número, pague e receba o seu lanche, que no caso é o diploma.

A Igreja precisa ajudar na educação de uma nação deteriorada por conceitos onde a rebeldia contra o sistema econômico ou político e é baseada em culpa de órgãos de governo, onde o verdadeiro problema está dentro das nossas casas, mais precisamente nas famílias, no relacionamento entre os seus membros e que hoje não se preocupam em como deve ser a educação dos seus filhos transferindo essa responsabilidade para o estado.

O cristão deve transparecer em seus relacionamentos esta visão ética e correta das responsabilidades e deveres dos cidadãos e não compartilhar de tais opiniões Demostrar o verdadeiro amor de Cristo onde através de um acompanhamento correto na educação dos seus filhos como modelo para outras famílias. Não cabe ao crente se isolar dos problemas, manter a sua postura de que a minha família eu cuido e não entrarei nos famosos “ventos dos outros”, mas sim, cada vez mais buscar a divulgação de um padrão correto cristão para todos, padrão ao qual podemos conseguir através de um estudo teológico apropriado dentro do livro de Romanos por exemplo.

Os conceitos teológicos necessitam se fazer presentes na educação de uma nova sociedade, não baseada em imediatismo, mas sim em tudo duradouro. Uma visão renovada da sociedade baseada na palavra de Deus pode sim mudar o que vemos do mundo, pois o foco será criarmos unicamente um corpo.

Os relacionamentos precisam existir de maneira real e emotiva. A estrutura psicológica humana exige isso, e o que vemos também é uma onda de casos de pessoas que frequentam psicólogos simplesmente porque não conseguem se relacionar e criar lações afetivos e duradouros, e acabam estabelecendo esses laços com o psicologo.

Os Cristãos precisam incentivar cada vez mais a alterar esse panorama. As redes sociais não podem substituir uma conversa sadia por telefone ou presencial. Os seres humanos foram criados para gerenciarem o mundo, e não alterar os planos de Deus. Deus em Gênesis coloca uma responsabilidade, tomar conta de toda a criação, e cabe ao homem cuidar de tudo e de todos que foram colocados neste mundo junto a ele.
Se cada um fizer uma parte, certamente muitos e muitos a farão também, e como muitos fenômenos, este pode ser um que venha resgatar a verdadeira identidade do conceito de relacionamento.

Que venhamos renovar todo o entendimento sobre relacionamento nesse mundo.

Mandatos de Deus na Aliança com o Homem

Mandato cultural, 
Temos a necessidade de devolver não somente a educação no sentido de inteligência do ser humano, das artes música etc. Atualmente o que vemos é uma carência nos valores da educação do homem no contexto da educação do homem como cidadão, o homem perdeu os valores como direitos e deveres, até onde vai o seu limite e onde inicia o do colega.
A Igreja deve ministrar o exemplo neste quesito partindo dos líderes principalmente. Embora sabemos que todos são filhos de Deus mas dentro do mundo atual, não cabe termos um pastor, líder de ovelhas sem uma capacitação cultural adequada, pois os problemas que ele enfrentará certamente se não entender como o mundo funciona jamais conseguirá fazer uma trabalho de evangelização correto.

Mandato Espiritual
A espiritualidade hoje é vista de maneira totalmente superficial apenas.Se um servo fala em línguas ele e mais espiritual do que o outro, e este conceito é totalmente equivocado.No sentido espiritual o homem deve se firmar e buscar uma aliança verdadeira com deus, que envolve todos os passos a serem desenvolvidos dentro da soteriologia. Desenvolver a fé, buscar a graça, andar e evangelizar verdadeiramente o nome do Senhor.É através deste mandato que teremos uma mente preparada para executar todos os outros.

Mandato Social 
O Homem deve realizar a gestão eficiente do meio em que vivemos, que o nosso meio social. A cidadania, as legislações o cooperativismo, deverão ser visto nos homens e mulheres de Deus.Os cargos públicos deveriam cada vez mais possuir servos de Deus, mas no mundo os que são colocados se corrompem.
O trabalho social dentro das igrejas deve estar em destaque e sempre com a prioridade adequada. Jamais devemos esquecer de campanhas de alimentação,saúde,educação e principalmente inclusão social.

Pacto da Criação

O Pacto dentro do estudo da palavra trata-se do Pacto de Deus com o homem mencionado em Gênesis aonde vimos que o relacionamento de Deus e do homem é baseado inicialmente no Pacto da Criação estabelecido entre Deus e Adão, onde era dedicada a vida ao ser humano. Mais tarde temos um novo Pacto, o Pacto da Graça estabelecido por Deus onde ofereceu seu Filho, Jesus Cristo para através dele o homem seja salvo. Falaremos sobre o Pacto da Criação, também conhecido como Pacto das Obras ou Pacto Federal dependendo da linhagem do estudo teológico.A palavra pacto dentro do dicionário recebe os significados: ajuste, convenção ou contrato, sendo que o termo mais claro para os leitores seria um acordo. Observando o conceito, temos um acordo tratado por ambas às partes. Porém dentro do Pacto de Deus com o homem, as diretrizes são mencionadas por Deus tornando-o um tratado unilateral, ou seja, o ser humano é apenas um receptor da aliança. Podemos mencionar em Gênesis 17:2 “Farei uma aliança entre mim e ti.”, vemos, portanto que a ordem parte diretamente de Deus, sendo o homem totalmente passivo no pacto. Percebemos ainda uma diferença substancial entre pacto humano e o pacto divino-humano, onde o pacto não se trata de um acordo a ser cumprido, mas sim um vínculo afetivo, um elo de amor entre criador e criatura baseado em sua totalidade no amor.

Vemos um Deus que busca em nós, seres humanos uma verdadeira graça, ao qual através de sua misericórdia ele nos concede uma relação de proximidade e confiança. Deus através do seu amor incondicional estabelece alianças como nós vemos em Genesis 15 onde Deus estabelece uma aliança com Abraão, onde esta aliança é caracterizada entre Senhor e Servo.

Podemos observar nas nossas vidas, um Deus sempre soberano em tudo. Deus nos concede as oportunidades de autossustento,inteligência, capacidade de relacionamentos conosco mesmo e com ele próprio, mas sempre dando mostras que ele é o único e exclusivo dono da situação. Vemos milagres curas, e grandes livramentos tendo isso como uma prova verídica de que Deus está no controle de tudo.

Um Deus responsável que criou o homem e lhe concedeu a oportunidade de um ambiente agradável e propício para uma excelente vida provendo ainda uma companheira a Adão. Trazendo para os nossos tempos vendo pessoas colocadas a nossa frente para nos auxiliar e nos fazer companhia em todos os momentos. O homem da atualidade é baseado em relacionamentos porém talvez não seja tão trabalhados como Deus espera, mas as oportunidades de relacionamentos são eminentes.

As maravilhas do Senhor são derramadas na vida de cada homem. Bênçãos materiais e espirituais. A sabedoria, a motivação da vida, a cura de uma doença terminal. Todas essas são mostras que Deus é um Deus de prosperidade, não a prosperidade apenas capitalista tão pregada nas igrejas neopentecostais que existem hoje em dia, mas a prosperidade de vida, que o principal valor se chama felicidade.

Apesar de tudo, o homem está condicionado a seguir apenas um caminho, nãoexiste o bem e mal juntos. Assim como foi dito a Abraão, Deus sempre está nos alertando. Se seguirmos pelo outro caminho, ou pelo caminho que reluz e aparenta ser mais bonito, certamente a consequência inevitável é o sofrimento e arrependimento. Mesmo assim, ele sempre estende as suas mãos confortadoras e nos perdoa e ajuda-nos a levantar.

Portanto Deus nos mostra em suas escrituras os diversos exemplos de alianças, alianças duradouras, alianças vencedoras, mas também nos mostra alianças devastadoras. Todos que perderam a aliança com Deus, encontraram sempre a derrota, e em todas às vezes por utilizar a razão humana, sem se preocupar com a unilateralidade do pacto. Deus quem dita as regras e estabelece as ações a serem tomadas.Cabe a todos nós uma reflexão coesa  dos nossos atos e cada vez mais fortalecer o vinculo de amor com o pai.

Seguir o amor de Deus é preciso!

MONASTICISMO

INTRODUÇÃO

Como definição inicial podemos utilizar a conceito da palavra monasticismo (do grego monachos, uma pessoa solitária) é a prática da abdicação dos objetivos comuns dos homens em prol da prática religiosa.Os praticantes do monasticismo são classificados como monges (no caso dos homens) e monjas (no caso das mulheres). Ambos podem ser referidos como monásticos e, por norma, vivem na chamada clausura monástica.

A clausura monástica é uma expressão que se refere à forma como os praticantes recebem o voto e aceitam não saírem mais do seu mosteiro ou convento.

A clausura tem a finalidade de manter todos os seguidores em um estado de silêncio e oração e de outros recursos ascéticos para a perfeita união com Deus. Apesar da separação do mundo, seus seguidores nunca deixaram de se unir intimamente com a humanidade, oferecendo sempre suas orações em forma de intercessão.

Vida monástica é fundada sobre a renúncia ao mundo, e assim apresenta-se como a renúncia de uma natureza decaída em prol de sua superação, a fim de encontrar o que está acima desta natureza.

Em outras palavras, o monasticismo contém em si um elemento profundo de heroísmo exaltado, próprio da vida real e genuína.

Ao mesmo tempo em que se encontra o mais distante deste mundo, mais o monasticismo é capaz de ajudar este mundo.

Um monge conhece os segredos da alma humana, a atividade das paixões e da imagem da atividade da graça de Deus, os mistérios e as dificuldades do caminho espiritual.

O monge é alguém que por seu esforço aprendeu muito. Ele é o melhor psicólogo. Ele entende os fracos, os antagônicos, o coração partido, o oprimido e o traído, os famintos e os sedentos, os perseguidos e os injustamente insultados.

CONTEXTO HISTÓRICO

O Monasticismo Cristão deve ser compreendido como uma resposta a secularização da igreja. Porém não apenas aos motivos religiosos que se teve inicio o movimento. Boa parte de suas raízes são políticas, sociais, econômicas e culturais. Todos esses motivos citados contribuíam naquela época para pessoas se refugiarem nos desertos do Egito, levando uma vida de solidão.Nesta época, a crise no Império Romano era terrível, o Egito era uma das províncias mais ricas do império, mas os altos impostos, desvalorização da moeda refletiam em todo o caos em que a sociedade estava enfrentando Neste cenário existia pessoas que fugiam para o deserto para não pagar dividas, para evitar problemas judiciais ou ainda como forma de protestar dos problemas sociais contra o governo.

Podemos ainda citar o fato do desenvolvimento da igreja cristã neste momento, porém a difusão do cristianismo era parcial em apenas algumas cidades deixando um pouco de lado a área rural além de a própria igreja ter uma visão paganista dos moradores do campo. Esses moradores acabaram se refugiando também no deserto.

Contudo, o monasticismo foi um produto resultante de todos esses acontecimentos da época. Muitos padres que buscavam fora da igreja um cristianismo puro saíram para o deserto e lá iniciaram os trabalhos de divulgação do cristianismo

Por volta do ano de 305, tem se o registro do primeiro movimento, onde Santo Antônio, mais conhecido como Santo Antão, ao qual podemos considerar como fundador da Vida Monástica une um grupo de discípulos e decidem renunciar ao mundo e se agrupar entre eles. Esse agrupamento ainda não contemplava uma visão perfeita de um mosteiro, mas no máximo uma Laura, um agrupamento de anacoretas submetidos a uma ascese e a um modo de vida relativamente livre. Esta primeira comunidade foi estabelecida as margens do rio Nilo não longe da fortaleza e Pispir, perto da atual aldeia de Deir-el-Maimum.

Por volta de 318, Pacômio, que vivera 12 anos como eremita, foi um dos fortes difusores do movimento e fundou seu primeiro mosteiro. Situava-se perto da aldeia de Tabenesi, na margem ocidental do Nilo, nas proximidades da antiga cidade de Denderah.

A obra monástica de São Pacômio foi estupenda, sete mil monges estavam sob seu controle direto no Egito e na Síria. Todos eram tomados por uma profunda simplicidade, obediência e devoção.

A sua organização monástica ficou conhecida como tipo comunal ou coletivo de monasticismo cenobítico. São Pacômio tinha o dom divino da administração. Sua obra serve de exemplo até hoje.

PRINCIPAIS PERSONAGENS

Dentre os principais personagens do movimento, podemos citar quatro figuras marcantes no monasticismo, em ordem cronológica podemos citá-los:

  1. Santo Antônio ou Santo Antão
  2. São Pacômio
  3. São Bento
  4. São Basílio

Santo Antônio ou Santo Antão (251 – 356)

Santo Antônio, o qual nasceu em Qeman, ao sul de Mênfis no ano de 251, numa família cristã abastada. Aos vinte anos, órfão, abre mão de sua herança e dedica-se até 365 a prática do asceticismo. Sua vida e obra foram divulgadas por Atanásio, aumentando a influência desses padres no Oriente e no Ocidente, sendo comuns peregrinações no deserto para pedir-lhes conselhos, orações e benção.

São Pacômio (290 – 364)

Pacômio nasceu na Alta Tebaida, aldeia Esne, em 292. De família pagã, foi recrutado com aproximadamente vinte anos para servir ao exército imperial, onde teve contato com cristãos, favorecendo sua conversão. Tornou-se um anacoreta tendo como guia Palamón. Depois de sete anos, conta-nos Paládio que Pacômio ao visitar o deserto de Tabenese um anjo lhe teria entregado as regras para o mosteiro, assim como o lugar do estabelecimento do mesmo. Apesar do misticismo que envolve a fundação do primeiro mosteiro pacomiano e formulação das regras, fica evidente que Pacômio, pela sua experiência, percebeu que o individualismo existente e o número cada vez mais elevado de monges tornava o anacoretismo ineficaz para suprir as necessidades de todos, tanto espiritual como materialmente.

São Bento de Núrcia (480 – 547 )

São Bento nasceu em Núrcia, em 480. Quatro anos antes do seu nascimento foi assassinado o último Imperador romano; a sobrevivência da cultura romana só foi possível através do trabalho incansável, no campo religioso e cultural, dos monges.

Não há dúvida de que São Bento foi uma grande figura de monge da antiguidade. A vida monástica ocidental teve seu início com ele. Foi abade e declarado padroeiro principal da Europa, em 1964, pelo Papa Paulo VI, reconhecendo, assim, a grande colaboração do santo na civilização europeia.

A regra monástica que São Bento escreveu se resume em três palavras: “Ora et labora”; “ora e trabalha”, que quer dizer que os seus monges deviam levar vida ativa e contemplativa.

São Basílio Magno (330-379)

Basílio de Cesareia, também chamado de São Basílio Magno ou Basílio, o Grande oi o bispo de Cesareia Mazaca, na Capadócia (atualmente a cidade de Kayseri, na Turquia). Ele foi um dos mais influentes teólogos a apoiarem o Credo de Niceia e um adversário das heresias que surgiram nos primeiros anos do cristianismo como religião oficial do Império Romano

Sua habilidade em balancear suas convicções teológicas com suas conexões políticas fez de Basílio um poderoso advogado da posição nicena.

Ficou conhecido por seu cuidado com os pobres e necessitados. Ele estabeleceu padrões para a vida monástica com foco na comunidade, na oração e no trabalho manual. Juntamente com São Pacômio, ele é lembrando como pai do monasticismo Oriental.

 
MONASTICISMO OCIDENTAL

O Monasticismo ocidental começou sob a forma eremítica e sob a inspiração de Santo Antão. São Bento de Nurcia tornou-se o patriarca dos monges do ocidente. E criou a base de todo o Monasticismo Ocidental. Ela estava composta em 73 artigos ou capítulos e a regra cheia de instruções práticas. Enquanto os orientais se alimentavam mal, bento pregava refeições diárias contendo dois pratos de frutas ou legumes e vinho. O sono era fixado em 8 horas diárias e cada monge tem sua coberta e seu travesseiro. Dentro da regra, existem dois pontos onde a cobrança e incessante: o monge deveria permanecer toda a sua vida no mosteiro em que o monge fez o seu voto ou o seu abade envie-o a outro mosteiro, E a obediência deve ser total ao seu abade.O verdadeiro monge, segundo a regra de São Bento, deve ser: “Não soberbo, não violento, não comilão, não dorminhoco, não preguiçoso, não murmurador, não detrator… mas casto, manso, zeloso, humilde e obediente”.

No entanto, a principal atividade dos monges beneditinos é a oração.

São prescritas horas de oração individual e de culto comum. Salmo 119.164 (Sete vezes no dia eu te louvo) e Salmo 119.62: (Levanto-me à meia-noite para te dar graças).

Oito cultos diários: sete durante o dia e um à meia-noite. O culto da «meia-noite» era celebrado de madrugada, do que se derivou para ele o nome Vigília ou Matina. A ele seguiam-se os demais: Laudes, Prima, Tertia, Sexta, Nona, Véspera e Completas. Nessas horas de culto aconteciam a recitação dos salmos e a leitura de partes da Escritura.

No espaço de uma semana eram recitados todos os Salmos. As leituras bíblicas seguiam o ano litúrgico. Desse costume brotou um profundo conhecimento bíblico nos conventos. Nos conventos de inspiração beneditina não se conhece a «era das trevas», mas uma profunda devoção bíblica. Os mosteiros beneditinos passaram a serem, ainda, centros de estudo, nos quais se copiavam e preservavam manuscritos. Ponto de partida para a atividade copista foi a própria vida de culto da ordem. Os textos bíblicos que eram cantados e lidos tinham que ser copiado

 

MONASTICISMO ORIENTAL

Também conhecido por Monasticismo Bizantino, Cada monastério tinha suas próprias regras e sua constituição. Geralmente elaborada dentro de sua fundação ao qual refletia as intenções do seu fundador. Sexo não era segregado e nem se definia a autoridade superior. São Basílio no século V sugeriu as reformas e a fim de organizar a vida monástica. Segundo suas ideias, os monges deveriam viver em comunidades onde os bens eram comuns e obedeceria a autoridade de um superior eleito todos deveriam trabalhar orar e realizar trabalhos sociais Os monges deveriam abrir mão de todos os seus bens antes de ingressar no monastério, onde teriam uma vida absolutamente comunitária. Qualquer pessoa poderia tornar-se monge, ou uma monja, em qualquer idade, a menos que se tratasse de um escravo foragido ou de um funcionário governamental que ainda não tivesse completado seu tempo de serviço. Pessoas casadas precisariam obter o consentimento do cônjuge. Em tais casos, era comum que ambos fizessem seus votos simultaneamente. Ele, ou ela, teria que passar todos os seus bens às mãos dos legítimos herdeiros antes de efetuar os votos definitivos. O noviciado tinha a duração de três anos, após os quais se faziam os votos finais de castidade, pobreza e obediência.

O abade, chamado de higumene – líder – aou archimandrite – chefe do rebanho – era eleito por voto de maioria entre os monges. Mas sua eleição tinha que se confirmada pelo bispo local. Quando da fundação de um novo monastério, o bispo inspecionava e abençoava o local escolhido e aprovava os títulos de propriedade.

 
MONASTICISMO E A TEOLOGIA

O Movimento veio em encontro com um momento onde a igreja estava passando  uma transformação. O caminho do cristianismo estava em direção ao cristianismo controlado pelo governo e neste processo, o monasticismo contribuiu e muito para a manutenção principalmente do ensinamento, preservação de documentos, evolução de mecanismos para produção de alimentos, deixando os mosteiros autossuficiente.Com o processo do monasticismo, também surgiram um trabalho muito eficiente  da criação de documentos contendo dados históricos da época. Creio que dentro deste contexto, a importância para a teologia atual e considerável, pois até hoje muitos dos ensinamentos monásticos são utilizados em nosso cotidiano.


REFERÊNCIAS

_________,Doutrina da Santidade, Disponível em: “http://www.nazarenopaulista.com.br/estudos/doutrina%20de%20santidade%20II.pdf” , data: 20 de Outubro de 2012”;
_________,Pacomio, o percursor do monacato cenobitico, Disponível em: “http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/monaquismo/pacomio_o_precursor_do_monacato_cenobitico.html” , data: “20 de Outubro de 2012”.
_________,Monasticismo Oriental e Ocidental, Disponível em: “http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/monaquismo/monasticismo_oriental_e_ocidental.html ” , data: “15 de Outubro de 2012”.
_________,Monasticismo, Disponível em : “http://pt.wikipedia.org/wiki/Monasticismo” , data: “15 de Outubro de 2012”.
 
_________,A História da Igreja 1, Disponível em “http://escolateologicahistoriadaigreja.blogspot.com.br/2007/06/histria-da-igreja-parte-14.html”, data: “31 de Outubro de 2012”.
_________,Monasticismo, Disponível em “http://www.philosophia.bem-vindo.net/modules/simbolismo/entry.php?entryID=176”, data: “20 de Outubro de 2012”.
 
_________,Antão a referência para o Monasticismo, Disponível em
“http://ordemevangelica.blogspot.com.br/2011/07/antao-referencia-para-o-monasticismo.html”, data: “15 de Outubro de 2012”.
 
_________,O Movimento Monástico, Disponível em “http://essenciacalvinista.files.wordpress.com/2012/03/movimento-monc3a1stico-histc3b3ria-desenvolvimento-e-proponentes.pdf”, data: “31 de Outubro de 2012”.
 
_________,São Basílio de Magno, Disponível em “http://pt.wikipedia.org/wiki/São_Basílio_Magno”, data: “31 de Outubro de 2012”.

O Verdadeiro Andar Com Deus

Andar com Deus, significa na verdade termos o Senhor ao qual nós amamos intimo. Amar não apenas o servir a Deus, mas também aceitar a sua vontade. Regenerarmo-nos do mundo, buscarmos a verdadeira santificação.

Dentro do mundo atual, principalmente temos uma balança que se desequilibra totalmente a qualquer instante onde a vontade do ser humano, e a sua razão, sobressai à vontade do nosso senhor. Temos ainda um ensinamento acerca que estar com Deus e sermos religiosos apenas. O estar com Deus vai muito além de uma religião.

Estar com Deus e sermos o que Deus quer que sejamos.

Infelizmente vivemos em um mundo onde a correria e sinal de sucesso, e isso desencadeia o grande stress que muitos de nós nos submetemos. Dentro desse problema, temos certamente uma questão muito difícil acerca de sempre lidarmos com o amor de deus em momentos difíceis. Às vezes o stress atrapalha e nos compromete.

Temos neste mundo ainda, atrativos que acabam desviando o caminho de muitos, tiramos, por exemplo, jogos de futebol, novelas e outras atividades de lazer, que acaba nos condicionando a pensar mais em nós como homens apenas e não como ovelhas do Senhor.

Devemos sem dúvida cada vez mais nos policiar acerca disso e cada vez mais buscar uma vida cristã digna do Senhor

“Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” TS 5:23

Cristo: Humano e Divino

“Ora, derramando ela este unguento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento” (Mateus 26:12)


O corpo humano de Cristo foi ungido como outro corpo qualquer, deixando claro que seu corpo também possuía sentimentos humanos.


“E José, tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol“ (Mateus 27:59),


Vemos que embora fosse o nosso Senhor, seu corpo humano não resistiu a toda a degradação reforçando ainda mais a condição de Jesus como ser humano. Assim como um corpo de qualquer homem, o corpo de Cristo padeceu e a partir desse momento, seu corpo entraria em estágio de decomposição.


“Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.” (Marcos 6:3),


Vemos um Jesus presente em uma família, reforçando ainda mais sua natureza de igualdade dentro da sociedade, uma posição humana tradicional, por qual ele iria realizar a sua obra. Jesus se passa por homem verdadeiro para pagar o pecado da humanidade sentindo tudo que um homem sofreria antes de sua morte.
Com relação à divindade, temos:


“E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória” (1 Timóteo 3:16),


Paulo mencionando os aspectos de uma divindade onde identificamos que se refere a Cristo, pois no inicio indiretamente menciona Cristo “Deus se manifestou em carne.”.
Para concluir podemos citar ainda uma passagem:


“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;”  (Filipenses 2:5-7),


Observando a verdadeira dupla natureza de Cristo. Na primeira parte, Paulo afirma que Cristo possui a forma de Deus, ou seja, é divino como o próprio pai, mas que para salvar a todos, tomou forma de servo, e se tornou homem igual a nós, ou seja, podemos concluir q que Cristo ocultou a sua divindade perante a humanidade. Sua humanidade era verdadeiramente genuína, mas o seu ser, era divino.

Igreja e seu papel na Sociedade

Dentro da sua responsabilidade, a igreja tem um papel fundamental no sentido de mostrar a diferença entre outros órgãos. Atualmente vemos poucas denominações com trabalhos constantes e enraizados dentro da sociedade. Podemos citar um exemplo as igrejas Batistas onde existem cooperação mútuas entre os membros visando uma melhoria social do grupo, porém ainda limitado ao grupo. Boa parte dos trabalhos na sociedade atual, são baseados em shows e grandes eventos, se esquecendo do coletivismo, o social e principalmente o educacional. Se uma prática educacional eficiente fosse mantida pelas igrejas, realmente teríamos seres humanos melhores.No lado social propriamente dito em nosso país, um domínio quase que total de ONGs que executam tais trabalhos.

A Igreja necessita de um entendimento melhor principalmente sobre as funções que a igreja primitiva executava se olharmos na passagem:

“E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de necessitar.” (Atos 2:44-45).

Analisando atentamente a passagem, veremos claramente a posição que a igreja se colocava na sociedade, um modelo servidão, onde o que importava eram todos juntos e bem, e o que um não possuía, o outro fornecia. Talvez com essa passagem lembrássemos também de um ensinamento tão pregado, mas sempre esquecido de Paulo:

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” (1 Corintios 12:12)

Porém a responsabilidade não pode recair sobre os órgãos apenas, sabemos e=que em países como o nosso altamente burocrático, certamente essas instituições priorizem tais afazeres, porem o corpo da igreja possuo membros consideravelmente, e uma vez tais membros se dispusessem a realizar as ações sociais e levar a igreja para fora.

O ser humano em nossa atualidade realmente é Individualista, mas essa barreira deve ser quebrada, e se cada cristão realizar uma pequena parte do trabalho social, certamente mais e mais cristãos enxergarão necessidade de trabalho constante.