O Porquê do publico jovem estudar a Carta de Gálatas.

Gálatas na Atualidade

Gálatas na Atualidade

A Carta escrita por Paulo aos Gálatas foi a primeira escrita, em período não confirmado, mas acredita-se que data entre as décadas de 48 a 52.
O principal tema da Carta é uma exposição do verdadeiro evangelho, onde Paulo procura através de seus escritos, evidenciar essa existência única.
Durante o primeiro capítulo, Paulo utiliza-a para afirmar a sua autoridade dentro do evangelho a qual foi concedida por Deus, visando também já se defender de alguns rumores de oposição a sua evangelização.

A Fé aparece durante os capítulos 2 e 3 Paulo descreve um fato onde repreendeu nada mais, nada menos que Pedro, ou Cefas como costumeiramente chamava-o, e mesmo sendo a principal coluna do evangelho, alertou-o o sobre a verdadeira justificação pela fé eu está única e exclusivamente em cristo como diz na carta: “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada Gálatas 2:16”.

No Capítulo 5 novamente Paulo chama a atenção para estarmos sempre com Cristo, firmes e confiantes nas vontades do Senhor, porém somos temos a liberdade para trilhar ou não os caminhos do Senhor, porém de uma forma sutil relata as eventuais condenações se não estivermos no caminho correto.

Para o mundo jovem atual, o estudo se encaixa justamente em uma primeira parte a comparação entre servir os caminhos do Senhor, o verdadeiro evangelho defendido por Paulo, e o que o mundo contemporâneo que oferece aos jovens, muitas diversões e alegrias, semelhantes as doutrinas pagãs que estavam sendo pregadas na época aos gálatas.

Neste contexto podemos afirmar que os jovens que se usufruem apenas das coisas mundanas, as quais têm prazo de validade curto, certamente no momento da solidão, no seu local particular é que realmente dão conta de que tudo não vale a pena. Porém todo aquele que segue os verdadeiros caminhos do senhor, possuem a alegria eterna, a qual somente encontrada em nosso Deus todo poderoso.

O estudo pode ser utilizado ainda para expor os verdadeiros benefícios do verdadeiro caminho do senhor, enquanto expõe as eventuais condenações as quais na maioria das vezes, as pessoas só enxergam quando já a alcançam.

Podemos expor que é de extrema importância o estudo do texto para esse público jovem, pois abrimos muito os nossos verdadeiros valores e desafios do evangelho que estamos a seguir. Nele ainda somos privilegiados de receber o testemunho de alguns personagens marcantes, como Abraão que renovam ainda mais a nossa Fé em Deus.

É um livro que atua em nossos corações como um verdadeiro combustível para a nossa autoestima dentro de evangelho e ainda uma fonte de inspiração em continuar a seguir esse Deus constantemente.

Referências:

  • _____,A Carta aos Gálatas , Disponível em: “http://www.estudosdabiblia.net/gal.htm” , data: “27 de Novembro de 2012”;
  • _____, Gálatas, Disponível em: “http://www.teologia.org.br/biblia/NT/galatas.htm” , data: “27 de Novembro de 2012”;

Deixe sua opinião ou sugestão.Nos ajudem a divulgar ainda mais o estudo da palavra de Deus